quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jamie's Moments - Pappardelle com Cogumelos e Mozzarella


 Fotosbycaco.com
 6Para quem gosta de ver bons programas de culinária o nome Jamie Oliver não é desconhecido. Para mim ele é uma referência na forma como cozinha, simplesmente ADORO.
No entanto apesar de gostar muito, nunca tinha feito nenhuma das suas receitas (imperdoável), talvez por sempre ter sido muito mais aventureira na Doçaria... Mas ontem, finalmente depois de todas as condições e ingredientes reunidos deu-se o tão esperado momento!
Aqui fica a minha versão, inspirada na receita de "Pappardelle with mixed mushrooms and mozzarella", publicada em "Jamie Oliver - 20 minute meals" Aplicação para Iphone.

Ingredientes(receita original):

250g Pappardelle (Tipo de Massa Italiana)
250g de Mistura de Cogumelos (Usei só Cogumelos Paris)
1 molho de Salsa fresca
1 dente de alho
1 noz de manteiga (não usei, substitui por 100g de tiras de bacon)
125g de Mozzarella (1 bola)
40g Queijo Parmesão ralado (não usei)
1 Limão
2 colheres de sopa de Créme Fraiche (usei natas)
Azeite virgem extra
Sal e Pimenta Preta QB

Preparação:

Cozer a Massa de acordo com as instruções da embalagem. No final reservar 1 taça com a água da cozedura, será usada mais tarde no molho.
Entretanto, arranje os cogumelos pode corta-los ou parti-los aos bocados, reserve. Retire as folhas de salsa ao molho e reserve. Corte os talos bem finos. Corte o alho finamente.
Coloque uma frigideira grande ao lume com um fio de azeite e a noz de manteiga e coloque os talos da salsa, o alho e os cogumelos. Nesta fase não coloquei a manteiga e introduzi o bacon.
Tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por 4, 5 minutos até ficar dourado e macio.
Entretanto, desfaça a bola de mozzarela em pedaços. Rale a casca de 1 limão (usei só metade) e pique grosseiramente as folhas de salsa.
Entretanto a massa já deve estar pronta, coe e não se esqueça de reservar 1 taça com a água da cozedura, e junte a massa à mistura de cogumelos na frigideira. Junte o parmesão ralada e boa parte da salsa picada e mexa muito bem. Acrescente as 2 colheres de natas, o queijo mozzarella, a casca de limão ralada e um pouco da água reservada da cozedura. Aumente o lume até que toda a mistura comece a ferver e retire do lume. Esprema um pouco de sumo de limão e mexer gentilmente. Se o molho estiver muito espesso acrescente mais água da cozedura.
Ao servir tempere com um fio de azeite virgem extra e parmesão ralado.

Bom Apetite!

5 comentários:

  1. com a mesma receita base, experimentem adicionar também, em vez do bacon, fiambre e juntem peito de frango cozido desfiado, banana madura ás rodelas, e gratinem no forno(mozzarela), temperatura forte 5min,(no programa do forno para gratinar), depois digam qualquer coisa....cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Muito bom.... Se calhar ainda provo hoje ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá! Obrigada pelo simpático comentário que deixas-te lá no Tangerina ;)
    Vim conhecer o teu blog e gostei muito! Vou ficar "freguesa" e já te fiz um link ;)

    Beijinhos,
    Carlota

    ResponderEliminar