quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Party Moments - Tostinhas de tomate e oregãos

Fotosbycaco.com
Uma prática e muito simples sugestão de entrada que agrada a quase todos!

Ingredientes:
Tostas
Tomates Berry ou Cherry
Queijo Mozarella
Oregãos

Preparação:
Cortar os tomates em rodelas não muito finas e dispor uma por cima de cada tosta, cobrir com queijo e salpicar com oregãos. Levar ao forno aquecido a 180º só até o queijo estar derretido. Servir de imediato.

Bom Apetite!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Christmas Moments - Perú Natalício

Fotosbycaco.com
Dita a tradição em alguns países que o almoço de Natal deverá ser Perú! Não é o caso da minha família :) No entanto deixo aqui esta deliciosa sugestão que poderá ser feita em qualquer ocasião. O toque natalício aqui foi dado pela massa com arvores de natal e estrelas! Uma vez mais Votos de Festas Felizes

Ingredientes:
Massa
2 Bifes de Perú
Molho de Tomate
Azeite
Tomilho
Sal, Pimenta, alho

Preparação:
Cozer a massa de acordo com as indicações da embalagem.
Cortar os bifes de perú em tirinhas finas a gosto. Colocar numa frigideira anti-aderente azeite e alho a aquecer, colocar o perú. Temperar com tomilho, sal e pimenta. Quando estiver quase cozinhado coloque um pouco de molho de tomate para dar alguma cor e deixe cozinhar. Sirva acompanhado com a massa e polvilhado com tomilho fresco.

Bom Apetite e Boas Festas!

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Christmas Moments - Gingerbread Man - FELIZ NATAL

Fotosbycaco.com
Este foi um pedido da pequena lá de casa! Confesso que a massa não é das mais fáceis de ser trabalhada, mas o resultado final vale a pena todo o esforço. Sem dúvida que são extremamente engraçados de fazer e decorar!
Aproveito para desejar a todos um Santo e Feliz Natal!

Ingredientes:
1 colher de sobremesa de sementes de cardamomo
175 g de margarina
200 g de açúcar
1 dl de mel

2 colheres de sobremesa de canela
2 colheres de sobremesa de gengibre
1 dl de natas
frescas
450 g de
farinha
1 colher de sobremesa de bicabornato de sódio

Preparação: 
Abra as sementes de cardamomo e esmague os grãos num almofariz. Deite  a margarina, o açúcar, o mel e as sementes de cardamomo esmagadas, e a canela. Adicione cerca de 1 colher de sopa de gengibre e bata com a batedeira até obter um creme. À parte bata as natas, que devem estar bem frias, até ficarem espessas. Junte-as delicadamente ao creme anterior. Peneire a farinha juntamente com o bicarbonato de sódio. Junte metade da farinha de uma só vez ao creme preparado e misture bem. Adicione a restante farinha a pouco e  pouco à medida que vai amassando a massa. Mude a massa para  a bancada de cozinha, previamente enfarinhada e continue a amassar até estar macia. Embrulhe em película aderente e reserve no frigorífico de um dia para o outro.

Ligue o forno e regule-o para os 200 °C.

Estenda pequenas porções de massa com a ajuda do rolo sobre uma folha de papel vegetal encerado. Coloque a folha de papel sobre o tabuleiro de forno e corte a massa com corta massas de formas variadas. Retire o excesso de massa e leve as bolachas ao forno durante cerca de 5 minutos. Repita as operações até esgotar a massa.

Pode decorar com Glacé a gosto.
Bom Apetite e Feliz Natal!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sweet Moments - Biscoitos Marmoreados

Fotosbycaco.com
A fábrica de biscoitos lá de casa continua em alta! Sem dúvida que o dispara-biscoitos foi uma excelente aquisição, pobre coitado não tem tido descanso. Já serviu para fazer lembranças para os colegas da escola da minha filha, professoras e auxiliares. Caixinhas cheias de biscoitos de côco ou de baunilha para avós, colegas de trabalho, vizinhos... e mais alguns! É extremamente prático e nunca falha.
Estes biscoitos marmoreados foram feitos com base na seguinte receita à qual no final separei 1/3 da massa e reservei e à restante acrescentei 50gr de chocolate em pó.

Ingredientes:
300gr de Farinha c/ fermento
200gr de margarina
100gr de açúcar
50gr de chocolate em pó (opcional)

Preparação:
Misturar a farinha com a manteiga à temperatura ambiente e o açúcar até formar uma massa maleável. Retirar 1/3 da massa e reservar. Acrescentar 50gr de chocolate em pó e voltar a amassar. Para fazer o efeito marmoreado, quando fizer os rolos de massa para colocar dentro do dispara-biscoitos acrescente um rolinho de massa branca à de chocolate. Colocar sobre um tabuleiro com um tapete de silicone ou então com papel vegetal e levar ao forno  a 180º por cerca de 10m até estarem dourados a gosto.

Bom Apetite e Boas Festas!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

BDay Moments - Bolo Prenda


Fotosbycaco.com

Um prenda especial para a melhor Mãe do mundo! A minha!

Bolo de Noz, Cenoura e Alfarroba
Cobertura de Pasta de Açucar 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sweet Moments - Trifle de Leite Creme e Morangos

Fotosbycaco.com
Aqui fica uma sugestão de como aproveitar alguns "restos" de sobremesas, frutas e bolos. Este Trifle surgiu da necessidade de aproveitar os restos de leite creme e bolo de iogurte que tinha lá em casa. Juntei-lhe uns morangos e pronto!
Esta é ainda uma óptima sugestão de sobremesa para quando recebemos alguém em casa, pois o resultado final é muito bonito!

Ingredientes:
Bolo de Iogurte
Leite Creme
Morangos
Açúcar

Preparação:
Cortar o bolo em fatias finas e dispor no fundo de um copo ou taça. Levar ao lume os morangos com o açúcar até fazer uma calda. Disponha por cima do bolo alguns dos morangos com a calda, cubra com o leite creme. Sugestão de apresentação: Deitar um pouco da calda dos morangos por cima do leite creme e servir.

Bom Apetite!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dinner Moments - Massa com Camarão


Fotosbycaco.com

Quem trabalha e têm filhos pequenos, sabe bem o stress que é chegar a casa e para além dos banhos e todos os outros afazeres domésticos, conseguir preparar uma refeição rápida e que seja do agrado de todos!
Esta receita surgiu um pouco por improviso num desses dias de correria. O membro mais novo lá de casa adora massa! Por ela todos os dias comia massa com qualquer coisa e verdade seja dita que é das refeições que se prepara mais rapidamente.
Assim aqui fica a minha sugestão e um conselho. Deve ser comida quente pois quando esfria perde um pouco a "piada".

Ingredientes:
Massa (qualquer tipo e quantidade)
300gr de camarão
Azeite
2 dentes de alho
Sal e Pimenta
Coentros frescos

Preparação:
Coza a massa de acordo com as indicações da embalagem e reserve. Leve uma frigideira ao lume com o azeite e 2 dentes de alho esmagados até ficar quente. Acrescente o camarão e tempere com um pouco de sal, pimenta e coentros a gosto. Assim que os camarões estiverem cozinhados desligue, polvilhe com coentros frescos e sirva com a massa.
Acrescentei uns tomates berry cortados ás rodelas para dar um pouco de cor ao prato.

Bom Apetite!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sweet Moments - Muffins de Mirtilos e Farinha de Milho

Fotosbycaco.com
Gosto imenso de ver a Nigella Lawson a cozinhar, a forma como fala têm algo de acolhedor. Esta receita foi retirado do seu livro "Nigella Kitchen". Ficaram excelentes de sabor, quentinhos então uma delícia...

Ingredientes:(chávena usada com 225ml de capacidade)
1 chávena de farinha de trigo
3/4 de chávena de farinha de milho
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 de chávena de açúcar
1/2 chávena de óleo vegetal
1/2 chávena de leitelho (pode ser substituido pela mesma quantidade de leite à qual adicionaram 1 colher de sopa de sumo de limão)
1 ovo
3/4 de chávena de mirtilos

Preparação:
Pré aqueça o forno a 200ºC.
Entretanto misture numa taça as farinhas, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Numa outra taça misture o óleo, o leitelho e o ovo, misturando bem com um garfo.
À mistura seca das farinha junte os ingredientes líquidos e metade dos mirtilos. Envolva  tudo sem  bater muito a massa.
Forre um tabuleiro próprio para queques (com 12 buracos) com forminhas de papel frisado, e divida depois a massa enchendo cada uma das forminhas até 3/4 da sua capacidade. Coloque depois os restantes mirtilos sobre cada um dos muffins.
Leve a assar cerca de 15 a 20  minutos, até os bolinhos estarem cozidos.
Bom Apetite!

BDay Moments - André na praia


Fotosbycaco.com
 Uma pequena supresa para um menino especial!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Dinner Moments - Lombinhos de Porco com Esmagada de Batata e Linguiça e Grelos Salteados

Fotosbycaco.com
Este prato andava estava para ser cozinhado em casa à algum tempo, depois de o ter experimentado num restaurante. Tinha pedido uns Secretos de Porco e fiquei agradavelmente surpreendida com a simplicidade dos acompanhamentos que fizeram toda a diferença.
Cá fica a minha versão.

Ingredientes:
4 Fatias de Lombo de Porco
200g de Grelos
3 Batatas
1 Linguiça
Alho, Azeite, Sal e Pimenta

Preparação:
Coza as batatas em água com sal e reserve. Coza os grelos, depois de cozidos escorra e reserve. Pique a linguiça, Esmague as batatas com um garfo e misture a linguiça, tempere com um fio de azeite. Numa frigideira aqueça azeite e 2 dentes de alho esmagados, junte os grelos e salteie.
Entretanto grelhe o Porco temperado um sal e pimenta. No final juntei um ramo de tomilho fresco.
Sirva a seu gosto.

Bom Apetite!